» Página inicial
Segunda-Feira - 25.09.2017

 

A Lei No. 8069, de 13 de julho de 1990, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 4 dispõe:

 Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Estatuto da Criança
Lei No. 8069, art. 4, 1990

A ampliação de um compromisso com a sociedade

A entrada no Ensino Fundamental não pode representar uma ruptura com o processo de aprendizagem vivenciado ao logo de toda a educação infantil. Pensando nisso, a Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas (Asia) decidiu expandir seu projeto socioeducativo e oferecer às crianças que saem da sua unidade de pré-escola um acompanhamento pedagógico especializado, além de atividades esportivas e culturais, em um projeto chamado Imagem Solidária 2. Assim, a Asia espera contribuir para o crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, melhorando o desempenho das crianças e diminuindo a evasão escolar.

Além das atividades educativas, os participantes do projeto também tem o acompanhamento de fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, assistentes sociais e dentistas.

Dados sobre o Imagem Solidária 2

Quantidade de crianças atendidas: 120

Faixa etária:cinco a 12 anos

Pré-requisitos:estarem matriculadas na rede pública de ensino ou na rede particular como bolsistas e terem residência fixa na Comunidade Santa Marta.

Horário:dois turnos - manhã e tarde – de 2ª a 6ª feira

Turmas:cada turno terá duas turmas, sendo uma para crianças de cinco a nove anos e outra para alunos de 10 a 12 anos.

 

 

Grade de horários e atividades

M/T

Atividade

8h / 12h30

Chegada

8h30/ 12h45

Estudo dirigido / Oficinas

10h/ 14h15

Lanche

10h15/ 14h30

Oficina / Estudo dirigido

12h / 16h

Saída

 Programação e Atividades Oferecidas

A programação diária inclui refeições balanceadas, estudo dirigido e atividades físicas e culturais alternadas durante os dias da semana. Paralelamente, é feito um acompanhamento do rendimento escolar e da frequência mensal no colégio de cada aluno. 

O objetivo didático e pedagógico do estudo dirigido é estimular o prazer pelo estudo e incentivar a atividade intelectual e criativa da criança. O acompanhamento pelo professor do projeto facilitará o desenvolvimento da independência e autoconfiança, motivando o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a construção do conhecimento, integração e ampliação da aprendizagem. O professor estará presente em todas as fases do processo de aprendizado: na execução, correção e avaliação da tarefa.

As atividades físico-culturais visam o desenvolvimento socioeducativo e psicoemocional das crianças por meio da ampliação do conhecimento artístico e do fortalecimento do condicionamento físico, tão importantes para a concentração, disciplina e autoconfiança.

As Oficinas do Corpo oferecem aulas alternadas de judô, futebol, handebol, dança e acrobacia com panos. Durante as Oficinas de Cultura, as crianças praticarão xadrez, informática, leitura, artes e música.

 A Expansão do Trabalho com as Crianças

O novo projeto, chamado Imagem Solidária 2, complementa o projeto Imagem Solidária, que desde 2007 oferece exames de diagnóstico por imagem à população de baixa renda. O Projeto Imagem Solidária funciona dentro do Ambulatório São Luis Gonzaga e tem como um de seus patrocinadores a Petrobras que patrocinou a compra da nova máquina de ressonância magnética.

© 2017 - ASIA • Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Interligar